Sexta-feira, 23 de Novembro de 2007

Um dia EU IREI A MOÇAMBIQUE!!!

Por que será que o continente africano nos fascina tanto?

Será por ser um território exótico? Será pela cultura ser tão diferente da nossa? Será pelas lindas paisagens? Pela fauna e flora?

Não sei. Mas lá que têm algo mágico e maravilhoso, isso têm. Não sei o que é, mas sinto uma força a puxar-me para lá, pelo menos para satisfazer esta minha curiosidade.

Tendo nascido em Moçambique, mais propriamente na Beira, e vindo para Portugal apenas com 3 anos, não tenho recordações minhas. Tenho histórias e histórias que ouço contar em família com imenso saudosismo e orgulho de lá ter estado. Essas histórias são tão interessantes e ricas que as visualizo à medida que as ouço ou leio, ao ponto de as confundir com recordações próprias, e ficando na dúvida se as presenciei ou se já estive naquele lugar.

Qualquer coisa de África me puxa a atenção, seja uma pessoa, seja uma peça de artesanato (que se eu pudesse, teria certamente a minha casa cheia de peças em pau preto e outros tipos de artesanato), seja o vestuário, seja um livro no qual alguém relata acontecimentos e vivências que passou no ultramar e que tão saudável é partilhar com os outros, enfim…., qualquer coisa alusiva a África me desperta a atenção.

Jurei para mim mesmo que na primeira oportunidade que tivesse, iria a Moçambique conhecer a minha terra, as pessoas de quem ouço falar, sentir os cheiros, ver o por do sol, tocar no imbondeiro e uma imensidão de apontamentos que tenho na minha cabeça e que quero realizar e captar pessoalmente com uma câmara fotográfica para mostrar aos meus filhos e a todos os que tiverem interessados.

Infelizmente ainda não consegui realizar esse sonho, mas ainda não perdi a esperança. Um dia EU IREI A MOÇAMBIQUE!!!

Tenho andado indeciso se crio um blog apenas sobre Moçambique. Um blog onde pessoas que lá estiveram deixem os seus testemunhos, as suas histórias, as suas recordações de então. Um blog que tenha a característica de possibilitar o reencontro de amigos, vizinhos, colegas, camaradas e de todos de quem se perdeu o contacto. Através de fotografias daquela época, legendadas com os nomes, lugares e contactos actuais, seria possível reatar amizades, reencontros e convívios. Se calhar já existem muitos com as mesmas características….talvez sim, talvez não….Vou pensar nisso………

 

Para que este artigo tenha algum efeito, deixo aqui o desafio para que deixem aqui a vossa fotografia, nome e contacto de e-mail para quem sabe um dia receberem notícias de alguém de que já não estariam à espera de reencontrar. Veremos a aceitação da sugestão.

Seria ESPECTACULAR!!!!

                   

Um dia IREI  EU A MOÇAMBIQUE!!!

 

Boa sorte a todos

 

Ps: O Blog.chegou : http://www.acrenarmo.blogspot.com/

 

 ( Lá tem informações do encontro de 28/05/09.)

sinto-me: Confiante!!!
publicado por Paulo Batista às 12:45
link do post | comentar | favorito
18 comentários:
De josefsantos17@hotmail.com a 7 de Fevereiro de 2008 às 20:00
Amigo, eu não nasci lá, mas estive lá em serviço militar, 2 anos, e fiquei com tudo isso que o Sr diz, também queria muito lá voltar, mas não sei se irá dar. Estive 18 meses em Nacala , no Norte, e depois vim acabar a comissão na Beira, no antigo BCP 31, as messes da Força Aérea eram em frente ao Cinema Nacional, em frente estavam os estaleiros navais, penso que era isso, da Cory Main George , enquanto lá estive passeei o que pude, fiquei fascinado!....Um abraço
De Paulo Batista a 7 de Fevereiro de 2008 às 22:09
Caro José, é sempre bom ouvir falar de África, ainda mais de Moçambique.
Acho que não deve desistir da ideia de voltar um dia a Moçambique, até porque são esses planos que nos fazem sonhar e lutar por um sonho.
A minha família é portuguesa, mas estivemos em Angola - em Moçamedes , no Zimbabwe (antiga Rodésia) e em Moçambique - na Beira.

Os meus pais chamam-se:

Maria Isabel Campos de Almeida Batista e
Arnaldo Apolinário Batista.

Espero que consiga realizar o seu sonho de lá voltar.

Eu cá continuarei a sonhar bem acordado com a pretensão de lá ir um dia.

E obrigado pelas palavras amigo José Santos, e espero que seja o primeiro de muitos a comentar neste blog e a manter a chama de Moçambique bem viva..
De Maria Sêco a 20 de Abril de 2008 às 04:58
Acho que o sonho de voltar a Moçambique é partilhado por muitas das pessoas que lá nasceram. É o meu caso e, embora também tenha vindo de lá pequena (com 6 anos), continuo a sentir uma forte ligação áquela terra que, no fundo, desconheço.
Se por acaso um dia o seu desejo de voltar se realizar, por favor não se esqueça dos que cá ficam e publique umas fotos, pode ser? ;D
De Paulo Batista a 20 de Abril de 2008 às 12:22
É muito recompensador ter conhecimento de alguém que partilha o mesmo sentimento de atracção como que por magia por Moçambique e Africa em geral. (digo magia pois apesar de não conhecermos, somos atraídos por uma força inexplicável maior que nós).

Cara Maria, esteja certa de que terei todo o gosto e orgulho em relatar toda essa viagem que por agora ainda reside apenas na minha imaginação, mas que sinto que está cada vez mais perto o grande dia.

Entretanto, se tiver algumas fotos que queira partilhar, esteja à vontade para o fazer.

É só mandar para o meu e-mail, e eu me encarregarei de as publicar.

Muito obrigado
De Acrenarmo a 17 de Novembro de 2010 às 14:48
http://acrenarmo.blogspot.com
De Maria Luis a 23 de Abril de 2008 às 11:10
Vou começar a poupar para lá regresar daqui a 3 ou 4 anos. Que me dizes?
De Paulo Batista a 23 de Abril de 2008 às 19:55
Eu acho um "MUST" a ideia, muito mais com a tua companhia. Bora lá!!!!
De Nuno Costa Campos a 19 de Maio de 2008 às 02:05
Olá Paulo,

Vai a Moçambique e depressa.

Eu fui no final de 2007 e foi a viagem mais fascinante que fiz. Vivi lá em criança (o meu Pai foi Comandante do BCP31 e dos GEP em Moçambique) e nesta viagem senti-me em casa. Não entendo bem porquê, pois estava a voltar a África mais de 30 anos depois.

As cores, as paisagens, as memórias (tal como tu já nem sei se são memórias ou apenas recordações de histórias de saudade contadas e re-contadas ao longo dos anos) e a a simpatia dos Moçambicanos, fizeram-me até pensar ha hipótese de ir viver para lá. Quem sabe me arrependerei de não o ter feito.

Moçambique parece estar a dar sinais de querer desenvolver-se a um maior ritmo. As oportunidades estão lá para quem as agarrar e quem tiver a coragem de o fazer vai concerteza ter uma vida mais preenchida do que aqui na velha Europa.

Na nossa viagem de saudade estivemos em Lourenço Marques, Beira, Gorungosa e Bilene e viajámos por muito outros sítios de carro. Aconselho 2 semanas como mínino para uma estadia. Investiga uma ida também ao norte. Boa sorte e reserva já os bilhetes.

Abraço,
Nuno Costa Campos
nuno.costacampos@gmail.com
De Paulo Batista a 19 de Maio de 2008 às 09:13
Nuno Campos.

Muito obrigado pelo seu testemunho, pelas suas palavras e pelo seu incêntivo.

Ao lê-lo, a alma vai-se enchendo.

É bom saber que Moçambique nos espera de braços abertos.

Seria bom que nos contasse , como foi a toda a logística da sua viagem para que todos possamos saber como tirar mais proveito de uma viagem.

Por exemplo, quais as maiores dificuldades, custos das passagens, mobilidade dentro do país, locais de visita obrigatória, etc.

Se puder mandar fotografias, também seria muito bom.

Mais uma vez obrigado.

Abraço,

Paulo Batista
De Anónimo a 20 de Maio de 2008 às 00:28
Paulo,

Acho que o guia que comprei é muito bom e completo e além do mais saiu em 2007 o que lhe confere a maior actualidade: http://www.bradt-travelguides.com/details.asp?prodid=68

Independentemente das minha opiniões em baixo, recomendo que vejas este guia.

Em Maputo fiquem no hotel Polana e vão: à marisqueira Costa do Sol - não é como as do Guincho nem Praia das Maças (depois vão perceber), mas tem o melhor carangueijo do mundo, carácter e vida própria ... ; Feira do Pau; Fortaleza N.Sra da Conceição; Mercado do Peixe; Estação de Caminhos de Ferro; ...

Ponta do Ouro a sul de maputo - Praias de acesso difícil de Maputo mas dizem que vale a pena - mergulho excelente verifiquem).

A Beira onde vivi está envelhecida e precisa de investimento para fazer um grande "face-lift", mas conto que vais lá passar, pois como eu, viveste lá. Vão ao "Restaurante Imperial" que tem os camarões/gambas melhores do mundo. Digam ao grande amigo Dino que os recomendei - estão em muito boas mãos. O Dino conhece a Beira como ninguém. Vejam o Clube Náutico, o antigo Grande Hotel, Farol do Macuti, as Universidades (antigamente liceus), a Casa do Sporting (junto aos antigos Maristas), ... Para ficar investiguem um hotel pois o Tivoli onde fiquei não era memorável.

A Gorungosa vale a pena ir ver porque está a renascer e podem assistir a todo o esforço em curso. Fiquem instalados nos bungalows que ficam mais bem instalados do que pensam.

Ouvi muito que sítios como Pemba e Ilha de Moçambique a Norte são a não perder. O Bazaruto (ilhas), mais Sul, vale a pena. Dizem que a nível de praias e mar/mergulho é do meljor e é o turismo mais sofisticado daquelas paragens.

As estradas são melhores do que eu pensava. Aluguem uma carrinha tipo Hiace com motorista (depende de quantas pessoas vão) e estarão em condições de fazer muitos quilómetros (i.e. Beira-Gorungosa). A paragem na estrada para comprar cajú ("castanha") é obrigatória . Repelente é essencial e evitem beber água sem ser engarrafada.

O ritmo das coisas é lento, mas eles é que têm razão ... Um bom livro-guia, cerveja Laurentina ou Manica e mente aberta contribuirá para tirarem o melhor partido da viagem,

Abraço,
Nuno Costa Campos
De Ana Paula a 9 de Maio de 2009 às 21:21
Olá, nasci há 43 anos na Beira, vivi lá até um ano após a independencia e está escrito que voltarei lá e lá morrerei!
Beijos.
De Paulo Batista a 10 de Maio de 2009 às 10:42
Olá Ana Paula.

Realmente Moçambique tem essa força.
Espero que um dia volte lá, mas que não seja para morrer, e sim para saborear aquela terra linda.

Enquanto está por cá, porque não aparecer no nosso encontro de 28 de Maio na Marinha Grande?

Vai ser muito bom !!
Mais informações em: http://www.acrenarmo.blogspot.com/

Até breve.
Paulo Batista
De Acrenarmo a 17 de Novembro de 2010 às 14:51
http://acrenarmo.blogspot.com
De ana a 22 de Agosto de 2009 às 02:19
Nasci na Ilha de Moçambique há 45 anos, mas é da Beira que tenho as melhores recordações. Por natureza, não sou saudosista e sei que um dia quando voltar, não mais encontrarei o que lá deixei, a não ser uma coisa: o cheiro da terra molhada depois de uma valente chuvada!
Podem achar estranho, mas é precisamente disto que eu tenho saudades. É esta lembrança que me molha os olhos e que me faz querer voltar! Em mais sítio nenhum existe um cheiro assim!
De Paulo Batista a 25 de Agosto de 2009 às 10:26
Olá Ana.
Também já ouvi falar desse cheiro inesquecivel. Tenho de lá ir para o sentir!

Não sei se tem conhecimento desta associação chamada : Acrenarmo, mas acho que vale a pena dar uma vista de olhos.

http://acrenarmo.blogspot.com

Obrigado e até breve.
De Acrenarmo a 17 de Novembro de 2010 às 14:52
http://acrenarmo.blogspot.com
De carlos pereira a 17 de Novembro de 2010 às 18:11
Fazes bem a paisagem natural e Linda e o por do sol em mocambique ou em Africa e unico eu tb nasci la Sai aos 15 anos mas irei la um dia com a minha mulher e filhos ke Nao Sao de la estou nos states ha 20 anos
De Leilo Albano a 20 de Janeiro de 2011 às 09:45
Oi!!!
Primeiro parabenizar pelo seu blog e em segundo lugar
dizer k vale a pena visitar Moçambique SIM. Sou moçambicano actualmente a residir em Maputo
e quero acreditar k tenho algo para partilhar com todos
k realmente estejam interessados em conhecer um pouco mais desta pérola do indico.. deixo o meu email
a disposição de todos.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Oi!!! <BR>Primeiro parabenizar pelo seu blog e em segundo lugar <BR>dizer k vale a pena visitar Moçambique SIM. Sou moçambicano actualmente a residir em Maputo <BR>e quero acreditar k tenho algo para partilhar com todos <BR>k realmente estejam interessados em conhecer um pouco mais desta pérola do indico.. deixo o meu email <BR>a disposição de todos. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Abracos</A> ! <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Leilo</A>

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. O TERRORISMO DA CRISE

. Mobbing no local de traba...

. Mobbing no local de traba...

. Exposição "Rostos de Moça...

. Piquenique - Convivio - p...

. "Rostos de Moçambique" de...

. Guernica de Picasso em 3D

. ACRENARMO - Associação Cu...

. Exposição de Fotografia -...

. E se Obama fosse africano...

. Os melhores Links

. Fotos de Moçambique 2007 ...

. Apelo!!! - Procuram-se pe...

. O que fazer com o Magalhã...

. Um site escolar que vale ...

. ZÉ CARIOCA NO RIO(uma rar...

. Teste a sua TENDÊNCIA POL...

. Qual a idade do seu céreb...

. Salvem a Litratura Portug...

. Netemprego – Bolsa da tre...

. Tesouros perdidos - Music...

. Batalha de Aljubarrota- 1...

. Batalha de Aljubarrota- 2...

. Desenhos animados do noss...

. Empréstimo de blogue.

. Pluri e mono emprego

. Biografia - José Afonso (...

. Museu Virtual - Aristides...

. Um Video ESPECTACULAR - "...

. Já entrou dentro do cockp...

. O futuro forum de Leiria

. Contrariar a abstenção de...

. Oportunismo na Solidaried...

. Páscoa 2008

. M23 e o novo sistema de a...

. Cobertura pode contribuir...

. Ainda existe encanto nos ...

. Falar muito e não dizer n...

. Museu do coleccionismo

. I Antologia de Poetas Lus...

. Carta aberta ao Senhor Pr...

. Turismo – Um futuro para ...

. Um dia EU IREI A MOÇAMBIQ...

. Lançamento do livro "Pala...

. Mobbing ou Assédio Psicol...

. Portugueses à imagem do v...

. Rentabilizar o Castelo de...

. “Santos da casa não fazem...

. O Sr. Pedro

. Bica de Cultura

.arquivos

. Abril 2011

. Abril 2010

. Maio 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. cultura(16)

. curiosidades(7)

. dia-a-dia(8)

. ideias(8)

. laboral(4)

. links(15)

. livro de reclamações(8)

. moçambique(8)

. património(10)

. património moçambique(6)

. prazer da vida(7)

. recordações(12)

. sociedade(20)

. tesouros(16)

. todas as tags

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub